As prefeituras não serão mais responsáveis por serviços de coleta seletiva de lixo, limpeza e jardinagem das quadras residenciais do Plano Piloto. O Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucional a lei que dava esse poder às prefeituras. A partir de agora, a Administração de Brasília será responsável pelo trabalho.
“Não gostei porque tira a autonomia das prefeituras de cuidar das quadras. Não há tempo cabível para uma administração cuidar de cada quadra. O próprio governo não cuida”, critica a prefeita da 316 Sul, Lídia Borges.
Já o administrador de Brasília, Ricardo Pires, defende a decisão da Justiça. Para ele a lei distrital transferia para as prefeituras uma responsabilidade que é do GDF. “As prefeituras continuarão fazendo o que sempre fizeram: vão completar a ação do Estado onde quiserem e puderem. A administração, por sua vez, continuará responsável pela limpeza da cidade, pela manutenção do asfalto, das calçadas e meios-fios, pela arborização e pela coleta seletiva do lixo”.
“Há um ano nós tivemos um problema no bloco onde eu moro. Algumas árvores caíram, foram cortadas depois pela Novacap e nós, moradores, tivemos que nos juntar para refazer o piso”, lembra a prefeita da 305 Sul, Maria Helena Costa.
(DF-TV)