SUBSTITUIÇÃO DE 5 CONSELHEIROS DO CONPRESB

Heliete Ribeiro Bastos,
Presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul


Refiro-me à matéria Um Conselho só para dizer amém, publicada em 30 de maio de 2005.
Declara o porta-voz do GDF, Sr. Paulo Fona, que o rodízio é saudável, justificando a substituição de cinco Conselheiros do Conpresb. Pena que o termo ''saudável'' tenha sido usado de forma equivocada.
Mais correto seria dizer que o rodízio foi ''conveniente''. Calaram a voz dos moradores do Plano Piloto no âmbito daquele Conselho de Preservação ali representados pelos Conselhos Comunitários das Asas Sul e Norte, em uma clara demonstração de que o governo do DF faz um bonito discurso de que governar é ouvir a comunidade, quando, na prática, suas ações demonstram exatamente o contrário.

Reincide no erro, pois quando da eleição do Administrador de Brasília, também não permitiram que as Associações/Prefeituras de Quadra legalmente constituídas,participassem do processo. Tenho a certeza do dever cumprido com dignidade e imparcialidade. Não só eu, mas todos aqueles que foram retirados do Conpresb. Pode estar certa a população do Plano Piloto de que não ''brincamos'' de defender a cidade. O espírito de luta por sua salvaguarda foi o que sempre nos moveu.
Não temos outros interesses. Agora, como excluídos deixamos agradecimentos ao governador pelo honroso convite para compormos o Conselho de Preservação durante os dois últimos anos. Talvez nosso grande erro (ou acerto?) tenha sido ter denunciado muito, questionado demais, exigido em excesso. Conforta-nos saber que contribuímos, enquanto lá estávamos, com a preservação da Brasília que todos desejamos.
Essa, é bom que se diga, continuará a ser a nossa luta.