Nessa quarta-feira (11), o projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos foi apresentado a representantes da Asa Sul.
A principal preocupação dos prefeitos comunitários é como vão ficar os estacionamentos da W3, já que os do canteiro central serão removidos com a instalação do Veículo Leve Sobre Trilhos.
A principal preocupação dos prefeitos comunitários é como vão ficar os estacionamentos da W3, já que os do canteiro central serão removidos com a instalação do Veículo Leve Sobre Trilhos.
“A questão da construção dos estacionamentos subterrâneos ou da própria utilização dos estacionamentos aflorados, é que eles não sejam suficientes para atender a demanda. Segundo, que isso venha separado do projeto do VLT. Eu acho que o governo deve ver isso com atenção, pra que venha tudo num pacote só”, sugere a presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, Heliete Ribeiro Bastos.
Até 2013, o metrô leve vai ligar o aeroporto ao final da Asa Norte. O trajeto, pelo canteiro central da W3, será percorrido por 16 trens, com cerca de 42 metros de comprimento e capacidade de transportar 12 mil passageiros por hora. As estações ficarão em frente aos estacionamentos entre as Quadras 500. Espaço que, segundo a administradora de Brasília, também deverá ser reformado para aumentar o número de vagas.
Mas a obras não têm prazo para começar. “Hoje nós já temos estacionamentos em superfície. No futuro, esses estacionamentos serão em subsolo e será feita uma licitação para a concessão desses espaços. E ela vai ser feita concomitante. Não vai iniciar a obra junto com o metrô, porque criaria um transtorno duplo”, explica a administradora Ivelise Longhi.
Já as obras do primeiro trecho do VLT, que vai da Estação Asa Sul do Metrô até a 502 Norte, devem começar no final de março. “De forma que seja concluído todo o trecho da Asa Sul até novembro de 2010”, afirma o diretor do Metrô-DF, José Gaspar de Souza.
Bernardo Menezes / Mauro Rodrigues