Tratou-se sobre discussão de Projeto a respeito da territorialidade e jurisdição, sobre a quem compete decidir sobre políticas públicas para aquela região que se encontra cada dia mais violenta. Discutiu-se sobre os problemas de segurança pública que estão sendo considerados de uma gravidade muito grande (Dr. Carlos Testa –UnB). Concluiu-se que a capacidade de resposta do Estado é cada vez menor para aquela região ( Dr. Carlos Testa da UnB). Embora tenha prefeituras, a região do entorno precisa de tudo. É considerada a região mais perigosa do mundo (discurso de Welington de uma ONG). As ações do governo não contemplam esses problemas (Dr. Henrique da SUDECO). O Cel. Edson- Gov. GO, manifestou-se por ações que diminuam as vulnerabilidades da população; por erguer a economia interna; e questionou: de quem é a responsabilidade pelo Entorno. Disse que até hoje os governos de GO e DF não decidiram nada sobre o RIDE- Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno.
O fato é que ninguém quer assumir a responsabilidade por essa região. O Dr. Henrique, da SUDECO, anunciou um Seminário em Brasília, dia 30/08/2011, às 09 horas, no Cento de Convenções para tratar do assunto: Pacto no Entorno e um Pólo Industrial. Justificou a necessidade de criar empregos para aquela região. Dep. Érika Kokai falou sobre a necessidade de se criar escolas de qualificação profissional, creches, empoderar a população, criar a cultura do cerrado nas escolas. As crianças do DF não conhecem a flora, a fauna, nada sobre o cerrado. Falou sobre a necessidade de criar políticas públicas destinadas a criança e a juventude; criar políticas de cultura e de esporte que são fundamentais para sociabilizar essa população.
Não fizeram nenhuma referência a respeito do reflexo (dessa violência toda no Entorno) provocado na região de Brasília, nem nas cidades próximas.
Vários estudantes e professores do Entorno estiveram presentes fazendo apelo pela segurança pública. Pediram que ao menos colocassem uma ronda escolar perto dos estabelecimentos de ensino, pois os criminosos pulam os muros nos horários de aula para cometerem seus delitos contra os alunos que não encontram nenhuma proteção policial nem dentro nem fora da escola.
Enfim, a situação da segurança pública no Entorno é considerada lastimável, sem controle.
Em 13/08/2009.
Marly Bezerra Batista-
Conselheira Voluntária do CCAS
Vice Presidente do Conseg Ra1 (Eleita).